- 2 kgs de ameixa (pode ser de uma ou mais qualidades)
- açúcar
- 1 pau de canela
Modo de preparação:
Descascar as ameixas (se estiverem relativamente verdes, de forma a que não se consiga tirar a pele, escaldá-las durante cerca de 1 minuto em água a ferver e depois escorrer e retirar a pele). Após este procedimento pesar e colocar num tacho (com caroços também). Aqui convém contar o número de peças de fruta que coloca, pois uma vez que não vamos retirar os caroços antecipadamente isso vai ser útil para poder saber quando retirarmos a totalidade dos mesmos.
Pesar o açúcar (aqui costumo roubar sempre cerca de 250g ao total do peso da fruta) e colocar no tacho juntamente com a fruta e um pau de canela.
Levar a lume brando o tempo necessário até o doce fazer ponto de estrada (colocar um pouco num pires, passar a colher pelo meio e o efeito deverá ser uma pequena estrada dividindo o doce ao meio). Se a fruta estiver pouco madura poderá usar a varinha mágica para a desfazer ligeiramente e encurtar o tempo de fervura.
Findo este processo colocar em frascos devidamente esterilizados e deixar invertidos cerca de 3 ou 4 dias. Conservam-se alguns meses.
Após este período desfrutem do sabor. É delicioso!!!
Até mais. Bjs!!!!