terça-feira, 12 de julho de 2011

doçura de verão

A propósito de verão, aromas e cores...
... e oferta de ameixas, algumas já bem madurinhas, resolvemos por em marcha a confecção de doce de ameixa com estas duas variedades: ameixa amarela e preta.
O resultado é o que a seguir se mostra:
Um sabor frutado e doce, aromatizado com um pouco de canela e o resultado é um lanche repleto de sabor acompanhado porque não, de uma boa chávena chá quente (no Inverno) ou gelado (porque estamos no Verão) ou uma chávena de café bem português, porque não?
Doce de Ameixa
Ingredientes (para cerca de 1,5 kg de doce):
  • 2 kgs de ameixa (pode ser de uma ou mais qualidades)
  • açúcar
  • 1 pau de canela

Modo de preparação:

Descascar as ameixas (se estiverem relativamente verdes, de forma a que não se consiga tirar a pele, escaldá-las durante cerca de 1 minuto em água a ferver e depois escorrer e retirar a pele). Após este procedimento pesar e colocar num tacho (com caroços também). Aqui convém contar o número de peças de fruta que coloca, pois uma vez que não vamos retirar os caroços antecipadamente isso vai ser útil para poder saber quando retirarmos a totalidade dos mesmos.

Pesar o açúcar (aqui costumo roubar sempre cerca de 250g ao total do peso da fruta) e colocar no tacho juntamente com a fruta e um pau de canela.

Levar a lume brando o tempo necessário até o doce fazer ponto de estrada (colocar um pouco num pires, passar a colher pelo meio e o efeito deverá ser uma pequena estrada dividindo o doce ao meio). Se a fruta estiver pouco madura poderá usar a varinha mágica para a desfazer ligeiramente e encurtar o tempo de fervura.

Findo este processo colocar em frascos devidamente esterilizados e deixar invertidos cerca de 3 ou 4 dias. Conservam-se alguns meses.

Após este período desfrutem do sabor. É delicioso!!!

Até mais. Bjs!!!!

Sem comentários: